Natal/RN

Portfolio Image

Praia de Ponta Negra - RN.

Praia de Ponta Negra - RN:

A Praia de Ponta Negra está localizada a 12 km do centro de Natal, no litoral Sul, no bairro que leva o mesmo nome da praia. O Morro do Careca, uma enorme duna com cerca de 100 metros de altura, é um dos cartões postais da cidade. Até o final da década de 90, as pessoas podiam subir no Morro do Careca para ter uma visão privilegiada da praia. Mas um movimento dos ecologista da cidade conseguiu que o Idema, órgão estadual de meio ambiente, interditasse a subida sob a alegação que o fluxo de pessoas nas dunas estava causando a redução da duna. Hoje, a subida é proibida e uma cerca impede a passagem das pessoas, que ficam apenas no pé do morro admirando sua imponência. Na maré baixa, Natalenses e turistas fazem passeio pela encosta do Morro do Careca até umas piscinas naturais que se formam entre as rochas. As crianças aproveitam para tomar banho e brincar nessa área de praia que se forma com a maré baixa. A praia de Ponta Negra concentra o maior número de pousadas, hotéis e restaurantes de Natal. Tem pousadas para todos os gostos bolsos, além de boates, shopping center, cinemas e locadoras. Na avenida Erivan Franca, na orla, tem muitos bares e restaurantes. No calçadão, pequenos quiosques vendem água de coco e petiscos. Na praia ainda tem passeios de Jet Ski e banana boat, mas principalmente na alta temporada. O Alto da Ponta Negra é hoje o principal atrativo de lazer da praia, com muitos bares, restaurantes e pizzarias. O quarteirão do Alto da Ponta Negra tem como destaque o Castelo do Hostel (albergue) da Lua Cheia, construído no estimo medieval, que tem um barzinho temático super legal, com música ao vivo.

Portfolio Image

Redinha - RN.

Redinha - RN:

A Praia da Redinha é a última praia ao norte da cidade de Natal. Estendendo-se rumo ao norte, a Praia da Redinha faz divisa com a Praia de Santa Rita, situada já no município de Extremoz. Há provavelmente duas explicações para a etimologia do nome dessa praia. A tese mais difundida entre os nativos diz que o nome teve origem nas diversas pequenas redes usadas pelos pescadores da região e que, após a pescaria, elas ficavam expostas próximo à praia, o que, de fato, era visto até pouco tempo perto do terminal dos ônibus. No entanto, segundo Câmara Cascudo, antigo historiador local, o nome foi trazido pelos colonizadores portugueses, que deram à vila o mesmo nome de certa região de Portugal.
A Praia da Redinha é frequentada por moradores locais e das proximidades; até uns anos atrás era bem nítida a diferença entre o padrão de construções tanto das casas como barracas de Praia da Redinha e as praias vizinhas da cidade de Natal em direção ao sul, que é mais frequentadas pelas camadas mais abastadas, como Cotovelo, Pirangi, Ponta Negra, etc. Em 2007, com a inauguração da Ponte Forte-Redinha, não é mais necessário (nem possível) atravessar o Rio Potengi de balsa; agora, a travessia para esta localidade é muito mais rápida, mas perdeu-se a oportunidade de um passeio pelo rio, o que era um atrativo a mais para essa praia tão carente ainda de passeios turísticos.
Esperava-se que, com a construção da ponte, a Praia da Redinha ganhasse movimentação. Entretanto, ao cruzar a ponte, o acesso rumo ao Norte se faz já pela praia de Santa Rita; para ir à Praia da Redinha exige que se faça um desvio apenas para tal. Com isso, em vez de crescimento desse lado da cidade, houve decadência no local praiano. Mas, mesmo assim, conhecê-la pode ser de interesse dos turistas que tiverem um pouco mais de tempo: além da bela vista do Rio Potengi, encontram-se no pacato mercado algumas lojinhas de artesanato e pequenos restaurantes servindo peixe frito (junto com a famosa e deliciosa ginga com tapioca) e cerveja gelada a preços honestos. Redinha é um bom lugar para ver como os habitantes nativos desfrutam a praia; cerveja barata e gelada, várias barracas com bons peixes.

Portfolio Image

Praia do Meio - RN.

Praia do Meio - RN:

A Praia do Meio, de mar agitado, muito boa para a prática de esportes radicais como o surf, ficando ela localizada a cerca de 5 minutos do Centro da cidade de Natal e entre as duas praias de Areia Preta e Praia dos Artistas. Há um ponto de apoio turístico na Praia dos Artistas, ao lado do Chaplin; ao lado do ponto de apoio, há uma cabine do Banco do Brasil. Até cerca de uns dez anos atrás (por volta de 1995), esta área era uma das mais movimentada de Natal, o lugar para onde tanto Natalenses, como os turistas, se dirigiam em busca de diversão; a avenida Café Filho era congestionada, e as barraquinhas de praia estavam sempre lotadas de pessoas. Quando os turistas estrangeiros começaram a investir em Natal, a preferência foi por Ponta Negra; pousadas, restaurantes e outros negócios turísticos começaram a surgir por todos os lugares nessa praia da Zona Sul. Isso causou uma visível decadência na região da Praia do Meio (um dos sinais mais evidentes foi a falência do Hotel dos Reis Magos, que por muitos anos foi o maior hotel da cidade de Natal). Recentemente (por volta no ano de 2003), o avanço de Ponta Negra e a reclamação dos negociantes da Praia do Meio, levaram os Governos (da cidade de Natal e do Rio Grande do Norte) a tentar revitalizar essa área então praticamente abandonada. Por exemplo, o calçadão foi refeito, as antigas barraquinhas foram demolidas e substituídas por outras mais modernas (kioskis), uma grande área de lazer e esportes foi construída na extremidade norte (um dos polos de celebração do Ano Novo na nossa cidade); em 2007, com a inauguração da nova Ponte Forte-Redinha, esperava-se que o renascimento da Praia do Meio ganhasse forte impulso na área turística.

Portfolio Image

Praia dos Artistas - RN.

Praia dos Artistas - RN:

Praia de mar agitado, boa para o surf, localizada a 5 minutos do Centro da cidade e entre as praias de Areia Preta e Praia do Meio. Seu acesso se dá através da Via Costeira ou Avenida Hermes da Fonseca. É famosa pelo agito noturno em seus bares, restaurantes e boates. Não deixe de dar uma parada na Ladeira do Sol, local onde dá para se apreciar um dos mais belos cartões postais da cidade: a vista das praias dos Artistas, do Meio, do Forte e a Fortaleza dos Reis Magos.

Portfolio Image

Praia do Forte - RN.

Praia do Forte - RN:

Seguindo a Praia dos Artistas, temos a Praia do Forte - última do litoral urbano - também caracterizada por uma barreira de pedras ao longo de sua extensão, formando na maré cheia piscinas naturais de águas mornas. É nela que está localizado o famoso Forte dos Reis Magos.

Portfolio Image

Praia de Areia Preta - RN.

Praia de Areia Preta - RN:

Esta praia até pouco tempo era frequentada apenas pelos moradores do bairro de Mãe Luíza, que fica próximo, mas o que tem se notado é a valorização do local e o surgimento de prédios e residências de luxo na orla.
Isso tudo, muito provavelmente, devido à vista exuberante do oceano verde e das duas baías que formam esta praia.
A prática do surf é frequente, o banho de mar com crianças também é recomendado, pois há a formação de "piscinas" entre as pedras na maré seca. Já na maré cheia, a pedida é o passeio no calçadão e a apreciação da belíssima paisagem. O banho de mar neste caso não é recomendado, pois o mar sobe muito encobrindo a areia. Nesta condição, o surf também fica comprometido.
Um outro destaque desta praia com certeza são os ótimos restaurantes (sugerimos o Farol Bar) que podem ser encontrados. São muitas opções de qualidade e preços atraentes.